No novo EA Sports FC, a Eletronic Arts investiu no espetáculo para lá das quatro linhas, com grafismos que mostram dados adicionais das partidas, como as melhores defesas, ou a perspectiva dos árbitros nos momentos cruciais da partida.
Numa entrevista com a IGN, Matt Prior, diretor de design de jogo, explicou que muitas das novidades de EA Sports FC 24 nasceram da nova filosofia do estúdio, que procurou inovar em vez de emular as transmissões televisivas de jogos de futebol, que logicamente, não são capazes de usar uma câmara com a visão na primeira pessoa dos árbitros.
“É uma coisa que eles fariam com certeza, se pudessem”, disse Prior, que se reuniu com muitos peritos de emissões de futebol. “E depois, olhando para o futuro, talvez passemos uma repetição em que o Harry Kane marca um golo e tu vejas exatamente como foi dentro da cabeça do Harry Kane, porque eles fariam isso a 100% se conseguissem pôr a tecnologia a funcionar.”
Prior deixou claro que o estúdio quer explorar espaços e opções que não estão ao alcance das emissões televisivas, dando o exemplo das novas perspectivas. “Este é um exemplo de como podemos inovar em vez de emular, sendo que o sonho é que aquilo que se venha a tornar padrão nas emissões de TV seja o que estávamos a fazer há dois ou três anos.”
No entanto, Prior assegurou que estas experiências apenas serão integradas nas repetições das partidas e que o gameplay em si manter-se-á fiel à experiência de um jogo de futebol na televisão.
“Não vamos tentar colocar engenhocas no espaço de gameplay”, reforçou Prior. “Mantém-se essa experiência de jogo tão limpa quanto possível. Inovar fora disso. Mesmo que eles pudessem colocar uma câmara na cabeça de um jogador, nunca mostrariam o jogo apenas dessa perspectiva. Seriam sempre repetições ou análises pós-jogo ou esse tipo de coisas. Por isso, foi interessante ver que eles têm uma filosofia semelhante: não mexer na experiência principal”.
EA Sports FC 24 mantém a mesma perspectiva dos jogos de FIFA, mas inclui novos detalhes de informação durante as interrupções das partidas, como por exemplo, a probabilidade de uma equipe vencer, enquanto um goleiro se prepara para bater um tiro de meta ou os jogadores mais fadigados durante um lançamento de linha lateral.
Via: IGN Portugal