McDonald’s adentra ao mundo dos eSports junto ao maior torneio de Fifa22 da América Latina
A Arcos Dourados, franquia que administra a marca McDonald’s no Caribe e América Latina, trará para os amantes de eSports o maior torneio de FIFA22 da região, a Legacy Cup. Desenvolvido em conjunto com a Coca-Cola, o evento tem a expectativa de atrair mais de 20.000 players do Brasil e de outros dez países que poderão participar da competição. Sendo que o vencedor de cada plataforma, além de ser eleito o melhor jogador de FIFA22 da América Latina, também receberá US$3 mil, assim como um Xbox Series S ou PlayStation 5 (o prêmio varia de acordo com o console usado para competir).
Enquanto isso, o vice-campeão não sairá de mãos vazias, e receberá o prêmio de US$ 1 mil, já os jogadores que ficarem nas semifinais, abocanharão ao menos US$ 500. A iniciativa do McDonald’s em patrocinar e organizar um evento de eSports faz parte da sua estratégia de transformação digital, onde a companhia tem buscado reforçar sua marca no universo gamer.
“O Méqui está cada vez mais inserido na cultura pop e no universo geek. Poder dar mais um passo nessa aproximação com o mundo gamer mostra que estamos empenhados em encontrar oportunidades relevantes para nossos públicos e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência dos nossos consumidores, principalmente no meio digital. Já havíamos iniciado esse processo quando participamos da BGS e da CCXP, ou com a inserção do Méqui 1000 dentro dos jogos. Desta vez, porém, o público jovem poderá ainda desfrutar de tudo que o McDelivery pode oferecer enquanto está jogando”, diz o João Branco, VP de Marketing do McDonald’s Brasil.
A competição terá seu início no dia 22 de fevereiro e a finalíssima ocorrerá em 30 de março. Inicialmente, o torneio terá uma fase de classificação, posteriormente serão estabelecidos grupos com os jogadores que tiverem o melhor desempenho e só então se dará a etapa de mata-mata, até chegar à grande final. Sendo que a etapa final do FIFA22 Legacy Cup terá transmissão ao vivo na Twitch.
Febre da vez
Os jogos eletrônicos se tornaram um das paixões da população mundial desde a sua criação, e durante o período da crise sanitária, passaram a ser uma das principais alternativas de entretenimento e socialização de diversas pessoas. Com isso, o setor cresceu assustadoramente nos últimos dois anos, e junto com ele os eSports.
Atualmente, o que era apenas uma alternativa de diversão passou a ser levado bem mais a sério, se transformando em uma profissão, onde os pro players treinam durante horas para as competições. Com isso, os eSports têm chegado a um patamar semelhante aos dos esportes tradicionais, atraindo milhões de espectadores e movimentando quantias absurdas de dinheiro. E até mesmo as plataformas de palpites, a exemplo da 1xbet apostas, passaram a cobrir as competições de jogos eletrônicos, principalmente aquelas de títulos populares, como o DOTA 2, League of Legends e CS:GO. Elas oferecem promoções exclusivas e bônus aos usuários, que podem aproveitar a facilidade para incrementar seus palpites na modalidade esportiva da sua escolha, tendo acesso a diversos recursos para as suas apostas, desde odds aumentados ao cash-out.
Em 2019, a Newzoo, uma companhia especializada na análise de mercado dos esportes eletrônicos, divulgou um estudo apontando que o setor faturou US$ 957,5 milhões por ano. Sendo que em 2021 esse montante chegou à casa dos US$ 1 bilhão, e a expectativa para 2024 é que os a indústria dos eSports fature US$ 1,6 bilhão. Contudo, não foi só o montante de dinheiro que aumentou, a audiência dos esportes eletrônicos cresceu em todo o mundo. A final do Mundial de League of Legends teve cerca de 99,6 milhões de espectadores, enquanto a temporada de competições do jogo somou 450 milhões de pessoas assistindo aos torneios.
Tornando-se cada vez mais popular, a tendência é de que os eSports continuem sendo uma febre mundial, atraindo cada vez mais jogadores, espectadores e apostadores, que encontraram nesse nicho mais uma modalidade para os seus palpites.